Salário-Maternidade: seu direito garantido pelo INSS para os primeiros meses de maternidade

Se você é segurada do INSS e está esperando um bebê, adotou uma criança ou precisou interromper a gestação, saiba que o salário-maternidade é um benefício destinado a te dar suporte financeiro neste momento importante. Com as novas regras, muitas seguradas têm acesso facilitado ao salário-maternidade, sem necessidade de carência.

O que é e por quanto tempo dura o salário-maternidade?

O salário-maternidade é um benefício pago pelo INSS para dar amparo financeiro às mães nos primeiros meses após o nascimento, adoção ou, em alguns casos, interrupção da gestação. Ele garante a segurança financeira para que a mãe possa se dedicar integralmente aos cuidados com o bebê ou à adaptação da nova família.

O salário-maternidade é pago por 120 dias (quatro meses) para mães biológicas, adotantes ou quem obteve guarda judicial. Esse período pode começar até 28 dias antes do parto e é um tempo essencial para garantir segurança e estabilidade para você e sua família nesse período de adaptação.

Interrupção da gestação (aborto não criminoso): o benefício é pago por 14 dias.

Quem tem direito ao Salário-Maternidade?

Seguradas do INSS

Para quem à luz, adotaram uma criança com até 8 anos, obtiveram guarda judicial para fins de adoção ou precisaram interromper a gestação de forma não criminosa. Homens também podem ter direito em casos específicos, como sendo adotantes únicos ou se a mãe biológica vier a falecer, desde que comprovem o vínculo com a previdência.

Nova regra

A maioria das seguradas pode receber o salário-maternidade sem precisar de um número mínimo de contribuições ao INSS. Empregadas, domésticas e avulsas têm direito ao benefício sem carência. Para autônomas e seguradas facultativas, também não é mais exigido o mínimo de 10 contribuições, garantindo igualdade para todas.

E se eu estiver desempregada?

Mesmo desempregada, você pode ter direito ao salário-maternidade! Isso é possível durante o “período de graça,” quando o INSS mantém seu vínculo por até 12 meses após a última contribuição (ou até 36 meses em alguns casos). Se o nascimento, adoção ou guarda ocorrer nesse prazo, você pode receber o benefício.

Temos um processo simples e transparente

Coleta de informações

Em uma consulta inicial com a especialista, vamos entender todo o seu histórico e avaliar se você possui direito. A partir daí, traçaremos o melhor caminho para garantir o seu benefício com segurança e eficiência.

Preparação e montagem do processo

Reunimos todos os documentos necessários, resolvemos eventuais pendências e organizamos o processo administrativo para aumentar as chances de concessão junto ao INSS. Tudo feito de forma cuidadosa e personalizada para você.

Acompanhamento completo até a concessão

Nós acompanhamos cada etapa até a aprovação final do seu benefício de salário-maternidade. Você terá o suporte necessário do início ao fim, com total transparência e comprometimento.

Agende seu atendimento

Atendemos online em todo o Brasil!